4-11-casa-em-harmonia-e-mente-tranquila-sem-enxaqueca

Depois de um cansativo dia de trabalho, ou mesmo de uma viagem, nada é mais reparador do que simplesmente voltar para casa! Numa sociedade hiperconectada como a nossa, o normal é estar sempre correndo e ocupado. Mas o fato é que essa inatividade pode fazer, sim, muito bem para a nossa saúde física e mental.1,2

Por isso é tão importante cuidar de alguns detalhes para que a casa seja um lugar realmente capaz de transmitir equilíbrio e as melhores energias e vibrações para quem vive nela. A escolha dos materiais usados na decoração, os objetos, a intensidade das luzes e cores e até os aromas são fatores importantes para criar esse ambiente tranquilo e harmonioso, com efeitos relaxantes, em especial para quem sofre de enxaqueca.3,4

De acordo com o Feng Shui4 a harmonia da casa tem influência direta em nosso estado de espírito e na própria saúde.5,6 Essa milenar arte chinesa afirma que fontes de água, plantas e objetos decorativos em pedra e madeira, palha e bambu proporcionam boas vibrações.4 A limpeza, organização, pouca coisa exposta, luz indireta e suave, também ajudam a criar ambientes harmoniosos e equilibrados.

Mas para quem convive com a enxaqueca, alguns cuidados devem ser tomados, já que nessa condição somos muito mais sensíveis a todos os estímulos exteriores.2 O que é inofensivo para muitas pessoas, para quem sofre da doença pode ser um desastre. Seja em casa ou em qualquer outro ambiente, mesmo no trabalho, incensos, velas com perfume, produtos de limpeza ou aromatizadores de cheiro forte devem ser evitados.3 Já as luzes suaves e indiretas e ter um cantinho para ler ou meditar, são detalhes que podem ajudar a conseguir paz e tranquilidade.3

Pense nisso e veja se é preciso mudar alguma coisa em sua casa, para aumentar sua satisfação e bem-estar. Afinal, a casa pode não ser todo o nosso mundo, mas com certeza é o centro dele.


Referências

1. Huffpost. Precisamos aprender a ficar sem fazer nada. Disponível em: https://www.huffpostbrasil.com/michele-muller/precisamos-aprender-a-ficar-sem-fazer-nada_a_23080564/?guce_referrer=aHR0cHM6Ly93d3cuZ29vZ2xlLmNvbS8&guce_referrer_sig=AQAAACq0lmjlv37q4a7DU0gIJHyONAz1NBPCXNJHVOGponUMZnflcpdCxTCl4cfK1WRE4E2GgumshyO5Siym7jeBkETJ7QdNuzcRKWcAQtWOqVQjjCqbf3ALmYgsfTAzj_w0UL0Od1D23tkIBMc-8DFNK1TUKRwKovv2adVvAbE1381k&guccounter=1 Acesso em setembro de 2019.
2. Hypescience. Por que você deve passar um tempo sem fazer nada de acordo com a ciência. Disponível em: https://hypescience.com/por-que-voce-deve-passar-um-tempo-sem-fazer-nada-de-acordo-com-a-ciencia/ Acesso em setembro de 2019.
3. American Migraine Foundation. Navigating Migraine in the Workplace. Disponível em: https://americanmigrainefoundation.org/resource-library/navigating-migraine-in-the-workplace/ Acesso em setembro de 2019.
4. Escola Nacional de Feng Shui. Feng Shui – O que é. Disponível em: https://www.escolafengshui.com/feng-shui/o-que-e Acesso em setembro de 2019.
5. IBDA Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Arquitetura. Fórum da Construção. A psicologia e o feng shui: Como a decoração de sua residência influencia sua vida? Disponível em: http://www.forumdaconstrucao.com.br/conteudo.php?a=42&Cod=2208 Acesso em setembro de 2019.
6. Universidade Federal do Pampa. Willian de Melo Ely. A Influência da Harmonia do Espaço de Estudo no Estado de Ânimo: feng shui, estética e semiótica. Disponível em: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/bitstream/riu/2957/1/TCC%20WILLIAN%20DE%20MELLO%20ELY%202016.pdf Acesso em setembro de 2019.