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Aproveitar ao máximo cada momento fora das crises melhora a qualidade de vida

Qualquer paciente com enxaqueca pode dizer como é difícil esquecer, mesmo nos momentos sem crise, o sofrimento causado por ela. E quando a dor está viva e presente, é mais complexo ainda sair do desespero. Mas é importante que o paciente tenha em mente, como um lema de vida, que ele não é a enxaqueca. A enxaqueca não o define. E buscar força é fundamental.1

Confira 3 medidas preventivas poderosas!

  1. Exercícios físicos: embora alguns deles possam colaborar para desencadear dores de cabeça, como musculação de alta intensidade, outros ajudam até a preveni-las e equilibrar a mente, como atividade aeróbica leve, ioga, e tai chi chuan.2,3 Converse com seu médico antes de começar uma nova atividade e defina com ele um plano de exercícios que faça sentido para você.
  2. Aproveite o convívio familiar e os amigos: encontrar familiares e amigos, e desfrutar do senso de comunidade é outro caminho que reforça o sentido de que o paciente de enxaqueca não é um refém. Um dia saudável é um dia de liberdade, de autoconfiança e de inclusão.4
  3. Meditação: ela também pode ser uma importante aliada. A frequência de enxaqueca diminui em pessoas que meditam pelo menos 20 minutos por dia e os resultados são percebidos já no primeiro mês.5 Uma boa alternativa para quem não sabe meditar, é baixar algum aplicativo com meditações guiadas. São fáceis de usar e muitos deles, gratuitos!

Não se deve esquecer do valor das experiências de vida. A vida de um paciente de enxaqueca não é apenas a doença. Ele é muito maior que ela.


Referências

1. Ura, K.; Alkire, S.; Zangmo, T.; Wangdi, K. An extensive analysis of GNH index. Centre for Bhutan Studies, Thimphu, Bhutan (2012) 213 pp. ISBN 9789993614678.
2. WebMD. How to Prevent Migraine Headaches. Disponível em: https://www.webmd.com/migraines-headaches/guide/understanding-migraine-prevention#2 Acesso em setembro de 2018.
3. Health Line. How to Avoid a Migraine Before It Happens. Disponível em: https://www.healthline.com/health/migraine/how-to-avoid-one-before-it-happens Acesso em setembro de 2018.
4. Ura, K.; Alkire, S.; Zangmo, T.; Wangdi, K. A Short Guide to Gross National Happiness Index. (2012) 104 pp.
5. Wachholtz AB, Malone CD, Pargament KI. Effect of Different Meditation Types on Migraine Headache Medication Use. Behavioral medicine (Washington, DC). 2017;43(1):1-8. doi:10.1080/08964289.2015.1024601.