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O uso de medicamentos é uma forma tanto de tratar como de prevenir o aparecimento das enxaquecas.1 No entanto, a enxaqueca é uma condição complicada que varia muito entre os indivíduos.2 O que pode funcionar para uma pessoa pode não funcionar para outra.2

Mas a medicação é apenas parte da história.1 Também é importante cuidar bem de si mesmo e entender como lidar com a dor da enxaqueca quando ela surge.1 A boa notícia é que algumas escolhas de estilo de vida que promovem a boa saúde também podem reduzir a frequência e a gravidade das enxaquecas.1

Uma das coisas que você pode fazer é aprender sobre o que desencadeia as crises de enxaqueca.3 Observe o que você estava fazendo antes e quando sua dor de cabeça veio. O que você estava comendo? Você dormiu bem na noite anterior? Alguma coisa estressante ou importante aconteceu naquele dia? Essas são as principais pistas.3

A seguir veja algumas dicas que você pode seguir para a prevenção da enxaqueca. Mas fique atento: seu caso é individual e você, junto com seu médico, são as melhores pessoas para estabelecer as estratégias mais adequadas para prevenir a sua enxaqueca!

 

Alimentação
Coma regularmente. Não pule as refeições. Mantenha-se hidratado.1,4 Se você tiver dor de cabeça, anote os alimentos e bebidas que comeu antes da enxaqueca aparecer.1 Se você perceber um padrão ao longo do tempo para um tipo de alimento, limite a quantidade do alimento que você consome durante o dia, ou evite-o completamente se for necessário.1 Certos alimentos e bebidas podem iniciar dores de cabeça, tais como: alimentos com cafeína, chocolate, vinho tinto, carnes processadas, adoçantes e queijo.1

Exercício físico
Preste atenção à resposta do seu corpo a determinadas atividades.5 Apesar de que todo mundo precisa de atividade física regular, elas também podem desencadear dores de cabeça para algumas pessoas.4,5 O exercício intenso, como o levantamento de peso, pode desencadear dores de cabeça.5 Opte por atividades que promovam a redução do estresse sem sobrecarregar o corpo, como ioga, aeróbica leve ou tai chi.5 Pergunte ao seu médico o que pode ajudá-lo a controlar as crises de enxaqueca.1,4

Estresse
Reduza seu estresse. Você pode se exercitar, meditar, orar, passar tempo com pessoas que ama ou fazer coisas de que gosta.1,4,5 Se você puder alterar algumas das coisas que o deixam tenso, estabeleça um plano para isso.1 Terapias e aulas de gerenciamento de estresse são ótimas opções para driblar o estresse.1,4,5

Sono
Estabeleça horários regulares de sono.1,4,5 Se você tirar uma soneca durante o dia, mantenha-a curta.1 Cochilos com mais de 20 a 30 minutos podem interferir no sono noturno.1 Observe o que você come e bebe antes de dormir.1 Exercícios intensos, refeições pesadas, cafeína, nicotina e álcool podem interferir no sono.1 Não assista televisão ou leve materiais de trabalho para a cama.1  Se você não consegue dormir, leia ou faça outra atividade silenciosa até ficar sonolento.4

Luz e ruído
Evite ruídos altos e luzes brilhantes, que são gatilhos comuns para dores de cabeça.5 Faça pausas quando estiver assistindo televisão ou no computador para descansar os olhos e ajuste os níveis de brilho das telas digitais.5

Atenção ao clima
Mudanças no clima podem afetar suas crises de enxaqueca.5 A alta umidade e as temperaturas quentes podem estimular dores de cabeça, bem como dias chuvosos.5 Se o clima estiver desconfortável para você, talvez seja necessário não sair ao ar livre.5 É claro que nem sempre é possível evitar sair de casa, mas você pode diminuir o tempo de exposição a determinadas condições climáticas que lhe causam dor de cabeça.5


Referências

1. Mayo Clinic. Migraines: Simple steps to head off the pain. Disponível em: https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/migraine-headache/in-depth/migraines/art-20047242 Acesso em abril de 2018.
2. The migraine Trust. Preventive medicines. Disponível em: https://www.migrainetrust.org/living-with-migraine/treatments/preventive-medicines/ Acesso em abril de 2018.
3. NHS Choices. Prevention. Disponível em: https://www.nhs.uk/conditions/migraine/prevention/ Acesso em abril de 2018.
4. Migraine Prevention: What You Can Do. Disponível em: https://www.webmd.com/migraines-headaches/guide/understanding-migraine-prevention#2 Acesso em abril de 2018.
5. Health Line. How to Avoid a Migraine Before It Happens. Disponível em: https://www.healthline.com/health/migraine/how-to-avoid-one-before-it-happens Acesso em abril de 2018.
6. The Migraine trust. Supplements and herbs. Disponível em: https://www.migrainetrust.org/living-with-migraine/treatments/supplements-and-herbs/ Acesso em abril de 2018.

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