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Você certamente já ouviu de algum amigo ou leu algum texto sobre os benefícios da meditação, certo? O que talvez não saiba é que essa prática também pode ser um alívio importante para quem sofre de enxaqueca.1

A meditação não é, sozinha, a cura ou um remédio para a enxaqueca, mas um caminho complementar que pode ajudar durante o tratamento.2 Um estudo com 315 pacientes realizado pela Escola de Medicina da Universidade de Zhejiang, na China, mostrou que a meditação frequente faz com que a dor seja menos intensa e as crises, menos frequentes.2

Mas por que meditar ajuda? É sabido que estresse é uma causa importante das crises. Até 70% das pessoas mostram relação entre o nível de estresse e as crises.3 A meditação, por sua vez, ajuda a controlar o estresse, auxilia no relaxamento e, assim, pode ter uma contribuição relevante para os pacientes.1

Mesmo em uma prática rápida diária, a meditação está associada ao aumento do volume de massa nas áreas do cérebro que têm envolvimento com reações emocionais, memória, tomadas de decisões, flexibilidade cognitiva e planejamento. Com mais controle nestas áreas, é geralmente perceptível a redução de estresse.1

Por onde começar?

A tecnologia é uma grande aliada para quem quer começar a meditar, mesmo sem nenhuma experiência anterior. É possível iniciar sem aulas ou professores, apenas seguindo instruções de aplicativos ou bons canais de vídeo. Recomendamos três deles que podem ajudar!*

Headspace. Se você entende inglês, este é um dos apps mais populares e completos sobre meditação. Oferece um guia básico sobre como começar, com vídeos divertidos e bem claros sobre o assunto. Também é possível fazer meditações temáticas: autoestima, relacionamento, motivação e saúde, entre outros. Sempre com uma voz guiando os passos.

Vivo Meditação. Este app tem vídeos explicativos, áudios relaxantes e ensina desde os primeiros passos sobre como se faz para meditar. O guia é o monge Satyanatha, um engenheiro que largou o que tinha para se dedicar ao ensino de meditação. Oferece sete dias gratuitos e, depois, é preciso assinar planos com pagamento semanal ou mensal.

Luz da Serra. É um canal de YouTube criado por Bruno Gimenes, um estudioso do tema que publica vídeos com meditações guiadas e dá dicas para limpar a mente, melhorar as atitudes no dia a dia e viver melhor.

*Atenção: a Novartis não tem responsabilidade sobre essas ferramentas (aplicativos ou canais), seu uso, disponibilidade ou seus resultados. Trata-se apenas de sugestões disponíveis na web.


Referências

1. American Migraine Foundation. Spotlight On: Treating Migraine with Meditation Disponível em: https://americanmigrainefoundation.org/resource-library/spotlight-treating-migraine-meditation/ Acesso em outubro de 2018.
2. Gu Q, Hou J-C, Fang X-M. Mindfulness Meditation for Primary Headache Pain: A Meta-Analysis. Chinese Medical Journal. 2018;131(7):829-838. doi:10.4103/0366-6999.228242.
3. American Migraine Foundation. Top 10 migraine triggers and how to deal with them. Disponível em: https://americanmigrainefoundation.org/understanding-migraine/top-10-migraine-triggers-and-how-to-deal-with-them/ Acesso em outubro de 2018.