3-5-Não deixe que a enxaqueca vire uma bola de neve
Share

Imagine a dor de cabeça da enxaqueca como uma bola de neve que começa a descer uma grande montanha. Ela ganha cada vez mais velocidade até que seja muito difícil pará-la.1 As crises podem rapidamente se transformar em uma dor cada vez mais séria, por isso é necessário tratá-la adequadamente e o mais cedo possível.2 O alerta é bastante importante para uma doença que tem mais de metade de suas vítimas ainda não diagnosticados.3

O estresse, comprovadamente um gatilho para crises de enxaqueca em uma parte dos pacientes, só tende a aumentar na medida em que as crises ficam mais intensas e frequentes.4 Se o paciente fizer parte dos 50% ainda não diagnosticados, pode decidir usar analgésicos por conta própria e estes medicamentos passam a ser cada vez menos eficientes, até que passem a piorar o quadro.5 Entende aqui o significado da bola de neve?

Depois do diagnóstico

É fundamental que o paciente já diagnosticado faça um acompanhamento constante com um neurologista para o tratamento da enxaqueca.

Por ser influenciada por questões genéticas e ambientais, a enxaqueca é uma doença de tratamento complexo e para a qual ainda não existe uma cura.6 A boa notícia é que é possível melhorar muito a qualidade de vida do paciente, que pode ter crises com menos frequência e reduzir o tamanho das dores e a incapacidade por ela causada.7

O diário da enxaqueca como aliado do paciente

É recomendado a todo paciente que faça um diário da enxaqueca.8 Anote nele tudo sobre seu dia a dia. O que comeu, os momentos de estresse pelos quais passou, o que causou estes momentos, quando começaram as crises, quando terminaram. Quanta água bebeu, quantas horas e como foi o sono. Analisar detalhadamente a rotina ajuda o paciente a perceber quais são os padrões que adota que provocam as dores de cabeça. O próprio médico, inclusive, fará uso das informações para maximizar o tratamento.9 Para conhecer mais, conheça o aplicativo Migraine Buddy que ajuda no conhecimento da sua enxaqueca.

E a melhor parte é que o diário não precisa mais ser de papel. Existem aplicativos que ajudam os pacientes a reunirem registros detalhados sobre suas rotinas. O Migraine Buddy, desenvolvido pela Healint Pte*, disponibiliza relatórios detalhados para que paciente e neurologista, juntos, analisem e encontrem caminhos de tratamento, entre outras funcionalidades importantes para quem sofre com enxaqueca.10

A doença não pode limitar a vida do paciente. Encontrar um tratamento adequado é importante e permitirá que seja vivida uma vida plena!

*A Novartis é parceira preferencial da Healint Pte, que desenvolveu, possui e opera de forma independente o Migraine Buddy.


Referências

1. Tufts Medical Center. Can a protein prevent migraine? Disponível em: https://www.tuftsmedicalcenter.org/News-Events-Media/News/Web/Brain/Can-a-Protein-Prevent-Migraine Acesso em março de 2019.
2. Harvard Heath Publishing. 5 migraine questions answered. Disponível em: https://www.health.harvard.edu/healthbeat/5-migraine-questions-answered Acesso em março de 2019.
3. Migraine Research Foundation. What is migraine? Disponível em: http://migraineresearchfoundation.org/about-migraine/what-is-migraine/ Acesso em março de 2019.
4. Migraine trust. Common triggers. Disponível em: https://www.migrainetrust.org/about-migraine/trigger-factors/common-triggers/ Acesso em março de 2019.
5. MedPage Today. Medication overuse headache: is it overblown? Disponível em: https://www.medpagetoday.com/meetingcoverage/ahs/76467 Acesso em março de 2019.
6. Migraine Research Foundation. Migraine Treatment. Disponível em: http://migraineresearchfoundation.org/about-migraine/migraine-treatment/ Acesso em março de 2019.
7. Migraine.com. Migraine Treatment. Disponível em: https://migraine.com/migraine-treatment/ Acesso em março de 2019.
8. The Migraine Trust. Keeping a Migraine Diary. Disponível em: https://www.migrainetrust.org/living-with-migraine/coping-managing/keeping-a-migraine-diary/ Acesso em março de 2019.
9. Stanford Health Care. Headache Diary. Disponível em: https://stanfordhealthcare.org/medical-conditions/brain-and-nerves/headache/diagnosis/headache-diary.html Acesso em março de 2019.
10. Migraine Buddy. Disponível em: https://migrainebuddy.com/ Acesso em março de 2019.

Share