o-que-causa-enxaqueca
Share

Até os dias de hoje, ainda não se sabe exatamente o que causa enxaqueca.1,2 Sabe-se que que a genética e fatores ambientais podem estar envolvidos.2

Alguns estudos sugerem que as enxaquecas podem ser causadas por alterações no tronco cerebral e por suas interações com o nervo trigêmeo, uma importante via de sinalização da dor no nosso organismo.2 Os desequilíbrios na produção de algumas substâncias químicas do cérebro, como a serotonina, que ajuda a regular a dor no sistema nervoso, também podem estar envolvidos.2 Durante os ataques de enxaqueca, os níveis de serotonina diminuem e isso pode fazer com que o nervo trigêmeo libere substâncias chamadas neuropeptídeos, que se dirigem para o revestimento externo do cérebro (as meninges), resultando na dor que aparece nas crises de enxaqueca.2


Referências

1. Migraine overview. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmedhealth/PMH0072557/ Acesso em abril de 2018.
2. Mayo Clinic. Migraine. Disponível em: https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/migraine-headache/symptoms-causes/syc-20360201?p=1 Acesso em abril de 2018.
3. Annual Review of Pharmacology and Toxicology. Calcitonin Gene-Related Peptide (CGRP): a New Target for Migraine. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4392770/ Acesso em abril de 2018.
4. com. CGRP: 5 Essentials to Know. Disponível em: https://migraine.com/clinical/five-essentials-cgrp/ Acesso em abril de 2018.
5. American Headache Society. Calcitonin Gene-Related Peptide Targeted Therapy for Migraine. Disponível em: https://americanheadachesociety.org/wp-content/uploads/2016/06/February-2016-Toolbox-1.pdf Acesso em abril de 2018.

Share