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Alimentação e saúde são assuntos intimamente relacionados. Sobretudo para quem sofre de enxaqueca, já que entre os gatilhos mais relatados estão os queijos envelhecidos, as carnes curadas, os peixes defumados, além do chocolate e do álcool (sobretudo vinho tinto e cerveja).1 No entanto, nem todos esses alimentos provocam crises em todas as pessoas que sofrem de enxaqueca. Alguns estudos apontam que apenas cerca de 20% dos pacientes têm nos alimentos o fator desencadeante.1

A pergunta que se faz, então, é: as razões da enxaqueca estariam nos alimentos ou nos elementos químicos e conservantes utilizados neles? Como a enxaqueca é uma doença altamente debilitante e incapacitante, que impacta a vida e as atividades de uma pessoa,2 pode ser útil manter um diário alimentar, para ajudar a identificar o que deflagra um ataque de enxaqueca.3

E no caso do glúten e da lactose, poderiam potencializar ou piorar uma crise? Um estudo recente da Trusted Source sugeriu haver uma ligação entre doença celíaca e enxaqueca, pelo fato do glúten poder afetar o sistema nervoso e desencadear enxaquecas em pessoas sensíveis ao glúten.4 Outro estudo, publicado no Journal of Clinical Neurology, mostrou que a prevalência de enxaqueca era maior em pacientes com doença celíaca e que alguns relataram melhoras após adotarem uma dieta sem glúten.5

Porém, os próprios pesquisadores consideram que ainda não há evidências suficientes de que o glúten ou a lactose sejam causas de enxaqueca e que inúmeros outros fatores estão geralmente envolvidos no desencadeamento da doença.6 Assim, antes de se privar de qualquer alimento, consulte um médico para fazer os testes para determinar se tem sensibilidade a esses elementos e se a intolerância alimentar pode ou não estar relacionada à enxaqueca.


Referências

1. Cleveland Clinic. Headaches and food. Disponível em: https://my.clevelandclinic.org/health/articles/9648-headaches-and-food Acesso em março de 2020.
2. Migraine Research Foundation. Migraine Facts. Disponível em: https://migraineresearchfoundation.org/about-migraine/migraine-facts/ Acesso em março de 2020.
3. Medical News Today. Which foods help prevent migraines? Disponível em: https://www.medicalnewstoday.com/articles/323161 Acesso em março de 2020.
4. Healthline. Is Gluten Triggering Your Migraines? Disponível em: https://www.healthline.com/health/migraine/migraines-and-gluten Acesso em março de 2020.
5. The Journal of Clinical Neurology. Is there an Association between Migraine and Gastrointestinal Disorders? Michael Doulberis, Christian Saleh, Stefan Beyenburg. J Clin Neurol. 2017 Jul; 13(3): 215–226. Published online 2017 May 23. doi: 10.3988/jcn.2017.13.3.215 PMCID: PMC5532317.
6. Harvard University. Could a hidden allergy be causing your migraines? Disponível em: http://sitn.hms.harvard.edu/flash/2013/could-a-hidden-allergy-be-causing-your-migraines/ Acesso em março de 2020.