viaje-sem-enxaqueca1
Share

Pequenas medidas podem ajudar a prevenir crises e evitam estragar uma viagem

Férias. Ou mesmo um feriado prolongado. Nós esperamos muito para ter o momento perfeito para uma viagem ou um descanso merecido. Segundo uma pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito, viagens internacionais e nacionais são os dois maiores sonhos de consumo dos brasileiros. Foi a resposta de 27% dos entrevistados.1 Mas como é viajar para quem sofre de enxaqueca?

Imagine o pesadelo: uma aguardada viagem internacional é perdida porque o paciente sofre uma crise ao chegar no local ou tem de ficar até dias trancado no quarto do hotel. Viajar, para quem tem enxaqueca, significa planejamento adicional: cuidados para tentar ao máximo evitar que as dores apareçam bem no período da realização do sonho. E aqui estão três dicas valiosas:

Evitar o nervoso

Estresse é um dos gatilhos mais comuns da enxaqueca. Até 70% das pessoas mostram relação entre o nível de estresse e as crises.2 Por isso, ao planejar e preparar uma viagem, o paciente deve ter em mente sempre o prazer daquela atividade, jamais deixar que o que é uma alegria vire razão de nervoso. Porque a enxaqueca pode vir inclusive quando o estresse diminui e, neste caso, pode acontecer justamente no período de da viagem.

Cuide da alimentação

Embora as pessoas possuam diferentes fatores que levam às crises, a alimentação é um desencadeante bastante comum.2-3 Ficar longos períodos sem comer também é algo com potencial para uma visita indesejada da dor de cabeça, assim como falta de hidratação.2 Por isso, faça daquela garrafinha de água uma espécie de companheira e melhor amiga nas viagens!

Durma bem

A privação do sono, para alguns pacientes de enxaqueca, é um gatilho significativo.2-3 Antes de uma viagem, é fundamental se organizar para que não seja necessário ter poucas horas de sono, seja para comprar passagens e ingressos, seja para arrumar malas. Se é preciso sair cedo de casa, dormir cedo é fundamental. Planejamento é palavra de ordem. Quem se planeja bem, não precisa passar horas sem dormir.

Atenção a esses cuidados e boa viagem!


Referências

1. SPC Brasil. Viajar, ter carro e fazer cirurgia plástica estão entre os principais sonhos de consumo do brasileiro. Disponível em: https://www.spcbrasil.org.br/uploads/st_imprensa/release_sonhos_de_consumo_2015_vfinal.pdf Acesso em setembro de 2018.
2. American Migraine Foundation. Top 10 migraine triggers and how to deal with them. Disponível em: https://americanmigrainefoundation.org/understanding-migraine/top-10-migraine-triggers-and-how-to-deal-with-them/ Acesso em setembro de 2018.
3. Migraine trust. Common triggers. Disponível em: https://www.migrainetrust.org/about-migraine/trigger-factors/common-triggers/ Acesso em setembro de 2018.

Share